Transcrevo aqui, literalmente, a resposta/explicação sobre este assunto. TODOS OS CRÉDITOS são dos responsáveis pelo referido site que disponibilizo o endereço abaixo para consulta.
"A resposta é muito simples: absolutamente nenhuma.
Primeiro é preciso entender que ECM e GED não são
siglas estabelecidas por entidades oficiais para designar algum tipo de
produto ou serviço. Ambas as siglas, assim como tantas outras no
mercado de TI, foram criadas e são difundidas principalmente pelas
empresas que desenvolvem soluções nesta área (individualmente ou em
associações). E cada uma se apresenta como quer, pois não existem regras
que, na prática, diferenciem GED de ECM.
Teorias existem diversas:
- ECM é a evolução do GED.
- GED é direcionado apenas à gestão de documentos, enquanto ECM engloba ferramentas de workflow / BPM / RM.
- ECM é o GED que se utiliza das potencialidades da Web.
- GED é voltado à gestão de documentos de departamentos, enquanto ECM trata a empresa como um todo.
- GED é direcionado apenas à gestão de documentos, enquanto ECM engloba ferramentas de workflow / BPM / RM.
- ECM é o GED que se utiliza das potencialidades da Web.
- GED é voltado à gestão de documentos de departamentos, enquanto ECM trata a empresa como um todo.
Estas teorias estão erradas? Se vistas sob a ótica
das empresas que se apresentam como fornecedoras de soluções ECM, não.
Mas se olhadas sob a ótica de fornecedores GED, sim. Isto porque o
setor que desenvolve produtos e serviços denominados GED utiliza-se dos
mesmos conceitos e ferramentas que as empresas que se apresentam como
fornecedoras de soluções ECM.
Um exemplo que demonstra o quanto esta “discussão” é
imprecisa e infrutífera vem da internet. No início, as empresas
desenvolviam “páginas”. Depois passaram a utilizar o termo “website” ou
“site”. E, na sequência, foi criado o “portal”, como sendo um “site”
mais abrangente e completo. O fato é que, como não há regras,
atualmente existem muitos “portais” totalmente inexpressivos e outros
tantos “sites” absolutamente completos.
Resumindo: se você procura uma solução para gerenciar
as informações não estruturadas de sua empresa, preocupe-se com a
“qualidade” do fornecedor que irá escolher, independente da forma pela
qual ele se apresente.
Nota: a sigla ECM (Enterprise
Content Management) foi criada em 2000 pela AIIM (Association for
Information and Image Management), organização sediada nos Estados
Unidos.
Ao longo dos anos, o termo ECM foi reinterpretado em diversos momentos, sendo atualmente definido como:
••>> ECM é um conjunto de estratégias, métodos e
ferramentas para capturar, armazenar, gerir, preservar e disponibilizar
conteúdo corporativo."
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