A
equipe de documentos digitais da Coordenação-Geral de Gestão de
Documentos – COGED presta orientação técnica aos órgãos e/ou entidades
do poder executivo federal, para apoiar a implantação de sistemas
informatizados de gestão arquivística de documentos – SIGAD e integração
desses sistemas com um repositório arquivístico digital confiável –
RDC-Arq.
Os documentos arquivísticos digitais devem ser gerenciados, desde a sua produção, por um SIGAD. De acordo com a Instrução Normativa SLTI nº 4, de 11 de setembro de 2014, esses sistemas informatizados adquiridos ou desenvolvidos pelos órgãos e/ou entidades do poder executivo federal tem que estar em conformidade com o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil.
Visando a preservação dos documentos produzidos em um SIGAD, é importante a integração deste com um RDC-Arq. O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ aponta diretrizes para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, para o arquivamento e manutenção dos documentos arquivísticos digitais em suas fases corrente, intermediária e permanente.
Os documentos arquivísticos digitais devem ser gerenciados, desde a sua produção, por um SIGAD. De acordo com a Instrução Normativa SLTI nº 4, de 11 de setembro de 2014, esses sistemas informatizados adquiridos ou desenvolvidos pelos órgãos e/ou entidades do poder executivo federal tem que estar em conformidade com o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil.
Visando a preservação dos documentos produzidos em um SIGAD, é importante a integração deste com um RDC-Arq. O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ aponta diretrizes para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, para o arquivamento e manutenção dos documentos arquivísticos digitais em suas fases corrente, intermediária e permanente.
Considerações do AN sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
O Arquivo Nacional, para oferecer subsídios aos questionamentos sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), criou pela Portaria nº 157, de 24 de agosto de 2015, o Grupo de Trabalho – GT SEI Avaliação, com o objetivo de promover o exame da conformidade do SEI com o e-ARQ Brasil, com os pressupostos normativos e com as boas práticas da gestão documental.
Acesse o documento com as reflexões desenvolvidas pelos técnicos do Arquivo Nacional, especialistas em gestão e preservação de documentos digitais:
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