quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Entre Lembranças e Esquecimento. Como Pensar as Politicas de Memória e dos Documentos?
O evento será realizado no Espaço Bibliomaison do Consulado da França (Av. Presidente Antônio Carlos, 58, 11º andar, Centro), às 19h. A entrada é franca.
4ª Edição do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas - Arquivo Nacional
Abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas.
O Arquivo Nacional e o centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas lançam o edital do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas - edição 2017, que vai premiar monografias realizadas com base em fontes documentais referentes ao período da ditadura militar no Brasil (1964 - 1985).
Saiba mais: http://www.arquivonacional. gov.br/br/ultimas-noticias/ 821-abertas-as-inscricoes-da- 4-edicao-do-premio.html
A Documentação Museológica como Instrumento para Preservação dos Acervos em Museus
MAST (Museu de Astronomia e Ciência Afins) convida para a palestra "A documentação museológica como instrumento para preservação dos acervos em museus". Data: 7 de Dezembro - Horário: 15:30 à 17:30 hs. Local: Rua General Bruce, 586 - Bairro Imperial De São Cristóvão, RJ.
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
UNIRIO - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos
As
inscrições para o processo seletivo discente serão realizadas no
período de 08 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2018 no protocolo do
Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, no seguinte endereço e
horário:
PROTOCOLO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PROTOCOLO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Av. Pasteur, 458 – Urca – Prédio Padre Anchieta - Térreo
CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 9h às 12h e de 15h às 19h - Dias úteis
CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 9h às 12h e de 15h às 19h - Dias úteis
As
inscrições também poderão ser realizadas pelo Correio, via SEDEX, em
envelope contendo a documentação exigida e encaminhada para o Protocolo
do CCH, Av. Pasteur, 458 – Urca, CEP 22290-240 – Rio de Janeiro – RJ,
com carimbo de postagem até o último dia de inscrição.
O Edital está disponível no endereço:
http://www.unirio.br/ ppgarq/processo-seletivo/ 2018/ edital-do-processo-seletivo -discente-2018/view
O Edital está disponível no endereço:
http://www.unirio.br/
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Dia Internacional da Preservação Digital
No
próximo dia 30 de novembro, a Rede Cariniana comemorará pela primeira
vez o Dia Internacional da Preservação Digital, data recentemente
declarada pela Coalizão de Preservação Digital (DPC) http://www.dpconline.org/ events/ international-digital-prese rvation-day.
A
ação reunirá indivíduos e instituições de todo o mundo para celebrar as
coleções preservadas, o acesso mantido e o entendimento promovido
pela preservação de materiais digitais. O objetivo é também criar maior
conscientização sobre a preservação digital, que se traduz em uma
compreensão mais ampla que permeie todos os aspectos da sociedade -
negócios, elaboração de políticas, boas práticas pessoais.
No Ibict serão realizadas algumas iniciativas para celebrar a data, entre elas estão o lançamento do livro Tendências para a gestão e preservação da informação digital e uma ação de promoção da preservação digital, onde será oferecido aos colaboradores do instituto a migração de seus arquivos que ainda estão em disquetes para novas mídias.
Convidamos a todos para que promovam essa data nas suas instituições, compartilhando suas iniciativas de preservação digital nas mídias sociais, grupos e redes de pesquisa. Aos profissionais da informação que têm desenvolvido políticas e práticas de gestão nessa área, também convidamos para que divulguem a data e participem por meio do #IDDP17 com depoimentos pessoais nas suas atividades de garantir a salvaguarda de seus acervos digitais.
Um feliz Dia Internacional de Preservação Digital para todos!!
No Ibict serão realizadas algumas iniciativas para celebrar a data, entre elas estão o lançamento do livro Tendências para a gestão e preservação da informação digital e uma ação de promoção da preservação digital, onde será oferecido aos colaboradores do instituto a migração de seus arquivos que ainda estão em disquetes para novas mídias.
Convidamos a todos para que promovam essa data nas suas instituições, compartilhando suas iniciativas de preservação digital nas mídias sociais, grupos e redes de pesquisa. Aos profissionais da informação que têm desenvolvido políticas e práticas de gestão nessa área, também convidamos para que divulguem a data e participem por meio do #IDDP17 com depoimentos pessoais nas suas atividades de garantir a salvaguarda de seus acervos digitais.
Um feliz Dia Internacional de Preservação Digital para todos!!
terça-feira, 28 de novembro de 2017
Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo
O Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo chega a sua terceira edição de 4 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro e em Niterói
e apresenta ao público 78 títulos - 46 curtas, 18 médias e 14
longas-metragens, em pré-estreias, retrospectivas, mostras temáticas e
competitivas. O evento terá como norte “Os filmes de família, caseiros e amadores”
e mostrará a construção da sociedade e da memória brasileira, a partir
da exibição de filmes feitos em ambientes privados. Serão 10 dias de
programação intensa e gratuita que inclui também homenagens, debates,
master class, exposição, encontros e diálogos do audiovisual.
Realizado pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção e o Instituto Universo Cultural,
o festival tem como objetivo promover a difusão do patrimônio
audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória
cinematográfica brasileira. Seu principal intuito é divulgar e
incentivar a realização de filmes produzidos com imagens de arquivo,
exibir películas restauradas, além de oferecer oficinas dedicadas a
preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, como uma
ferramenta de indiscutível importância na salvaguarda da memória
audiovisual brasileira. O evento ocupa dois espaços: Arquivo Nacional (Cine Pátio – 400 lugares e Cine-Teatro – 150 lugares), na cidade do Rio de Janeiro; e Cine Arte UFF (290 lugares), em Niterói.
Mais informações aqui: Arquivo em Cartaz
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
2º Seminário Tecnologia e Cultura
O Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa
promove, nos dias 23 e 24 de novembro, o 2º Seminário Tecnologia e
Cultura. O evento visa discutir as novas questões geradas pela
utilização das tecnologias de informação e comunicação nas áreas de
patrimônio.
A participação é gratuita porém é necessária a inscrição online para controle quantitativo de inscritos e emissão de certificado. Elas estarão abertas até o limite máximo da capacidade do auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Acesse o link: http://bit.ly/2uIYIS4.
A participação é gratuita porém é necessária a inscrição online para controle quantitativo de inscritos e emissão de certificado. Elas estarão abertas até o limite máximo da capacidade do auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Acesse o link: http://bit.ly/2uIYIS4.
Entre os convidados, o seminário contará com a participação de Gilson
Schwartz, professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar
Diversitas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP,
Antônia Ferreira Soares, diretora-presidente do Museu de Favela no
Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, Cláudia Lacombe Rocha, referência em
preservação digital, Aquiles Bryner, especialista com larga experiência
na área de Humanidades Digitais, da British Library e Regina Belluzzo,
referência em Competência em Informação.
Serão dois eixos temáticos que refletem as questões principais
discutidas atualmente: “Humanidades Digitais” e “Competência em
Informação”
Eixo 1 - Humanidades digitais (23 de novembro)
- Estado da arte;
- Curadoria digital;
- Preservação digital;
- Repositórios digitais;
- Periódicos digitais;
- Mídias digitais;
- Acessibilidade.
Eixo 2 - Competência em informação (24 de novembro)
- Estado da arte;
- Iniciativas (estudos de casos, relatos de experiências);
- Estratégica de marketing na Competência em Informação;
Eixo 1 - Humanidades digitais (23 de novembro)
- Estado da arte;
- Curadoria digital;
- Preservação digital;
- Repositórios digitais;
- Periódicos digitais;
- Mídias digitais;
- Acessibilidade.
Eixo 2 - Competência em informação (24 de novembro)
- Estado da arte;
- Iniciativas (estudos de casos, relatos de experiências);
- Estratégica de marketing na Competência em Informação;
Programação completa em goo.gl/N8kvu1.
Fonte: Casa de Rui Barbosa
Arquivo Nacional - 180 Anos
A programação do próximo ano prevê o lançamento de exposições, seminários, publicações, entre outros eventos comemorativos.
Saiba mais: http:// www.arquivonacional.gov.br/ br/ultimas-noticias/ 793-arquivo-nacional-180-an os.html
Saiba mais: http://
Diálogos Interdisciplinares em Memória e Acervos
O
Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos realiza aulas abertas a
alunos de cursos de pós-graduação entre os dias 22 de Novembro e 11 de
Dezembro.
As aulas são abertas a alunos de cursos de pós-graduação sobre os seguintes temas: curadoria digital, aspectos práticos de direitos autorais, as construções de sentido nas linguagens cotidiana e profissional e espaços modernos de morar: arquitetura, domesticidade e preservação.
Na sala de cursos.
Participação gratuita.
Lugares limitados à lotação da sala.
Para saber mais, acesse: http:// www.casaruibarbosa.gov.br/ interna.php?ID_S=9&ID_M=403 2
As aulas são abertas a alunos de cursos de pós-graduação sobre os seguintes temas: curadoria digital, aspectos práticos de direitos autorais, as construções de sentido nas linguagens cotidiana e profissional e espaços modernos de morar: arquitetura, domesticidade e preservação.
Na sala de cursos.
Participação gratuita.
Lugares limitados à lotação da sala.
Para saber mais, acesse: http://
terça-feira, 14 de novembro de 2017
terça-feira, 10 de outubro de 2017
Funcionário do TCE-AM Executa Script Errado no SQL e Apaga 16,5 mil Processos
Depois de ter 16,5 mil processos apagados do banco de dados
PostgreSQL, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) anunciou
que até a próxima semana todos os processos deverão ser recuperados. A
garantia foi dada pelo conselheiro-presidente do TCE-AM, Ari Moutinho
Júnior, que lembrou que os dados do TCE possuem backup.
Os
processos eletrônicos foram apagados por uma pane nos sistemas e-Contas e
Spede (Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos) depois que um
administrador de sistemas executou indevidamente um script sem fazer a
devida checagem.
Segundo informações do TCE-AM, 80% dos processos
de aposentadoria foram afetados, sendo que dos 16,5 mil processos
excluídos, 62% já foram plenamente recuperados, enquanto que os outros
38% estão em fase de recuperação e deverão estar acessíveis nos próximos
dias. "Os TCE têm backup, tanto que os dados estão sendo recuperados
paulatinamente, mas o incidente havia tornado inacessível os arquivos,
bloqueando o acesso", explicou o conselheiro-presidente.
sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Arquivos - Entre Tradição e Modernidade
Segue o link para download em PDF deste livro: http://arqsp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/XI-CAM-VOL.-1_e-book.pdf
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Diálogos Arquivísticos - PPGARQ
No dia 18.10.2017 o PPGARQ promove mais uma edição do Diálogos Arquivísticos com a Prof. Dra. Rosale Souza!
O evento acontecerá na Unirio, no auditório Paulo Freire, às 19h00.
O evento acontecerá na Unirio, no auditório Paulo Freire, às 19h00.
sábado, 23 de setembro de 2017
Pesquisa Revela o Grau de Segurança no Descarte de Documentos Legais
Muito interessante esse artigo que encontrei visitando o blog Gestão Documental e compartilho aqui seu conteúdo e fonte.
Uma pesquisa realizada recentemente na Feira de Empreendedores,
promovida pelo Sebrae-SP no final de Fevereiro/2017, permitiu investigar
a preocupação dos empreendedores com o tratamento da sua documentação legal.
Interessante averiguar o comportamento dos 191 respondentes com respeito
à decisão sobre o que fazer com a documentação legal da sua empresa, ou
seja, até quando ela deve ser armazenada ou se pode ser descartada.
Mais informações e artigo completo aqui: https://gestaodocumental.wordpress.com/2017/03/07/pesquisa-revela-o-grau-de-seguranca-no-decarte-de-documentos-legais/
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Os Congressos e Eventos de Arquivologia Disponíveis para Baixar
Compartilho aqui com vocês estes links referentes à Congressos e Anais de Arquivologia que estão disponíveis para baixar no portal do Arquivista. Boa consulta!
Link: https://www.arquivista.net/anais-de-eventos/
Link: https://www.arquivista.net/anais-de-eventos/
GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Gestão de Documentos de Arquivo
Sobre o curso
Mais informações aqui: http://www.classcursos.com/cursos/ged-gestao-de-documentos-de-arquivo-e-gerenciamento-eletronico-de-documentos/
O gerenciamento de documentos tem sido o caminho para muitas empresas e
órgãos ter agilidade e facilidade na busca por informações. Assim,
entendemos que, para implementar o gerenciamento eletrônico de
documento, é exigido competências voltadas a gestão, organização,
representação de documentos eletrônicos. É necessário além do
conhecimento base sobre gestão documental, ter conhecimento sobre
plataformas de gestão eletrônica de documentos, acompanhar o avanço das
empresas e instituições nesse segmento, além de capacitação em
mapeamento de processos, um profissional capacitado em projetos, em ser
empreendedor no âmbito do seu negócio próprio tanto quanto ser
intraempreendedor dentro da organização na qual atua.
Mais informações aqui: http://www.classcursos.com/cursos/ged-gestao-de-documentos-de-arquivo-e-gerenciamento-eletronico-de-documentos/
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Como Precificar um Projeto de Taxonomia
Existe um blog que eu sigo e compartilho o link na minha página chamado; Gestão Documental e do Conhecimento que fornece bons temas para discussão e pesquisa. Este que reproduzo aqui citando a fonte é muito interessante, por isso divido com vocês. Boa leitura!!
"O desenvolvimento de taxonomias corporativas ainda é muito tímido no
Brasil. Apesar da ciência reconhecer este tipo de taxonomia como uma
poderosa ferramenta para a gestão da informação, a literatura escassa e a
pouca divulgação de cases nacionais, tornam este tipo de projeto praticamente um vôo cego.
A implantação de taxonomias corporativas apresenta um pouco de
ciência, porém muito de arte. Definir o domínio do conhecimento a ser
abrangido é a maior dificuldade para os gestores. Não podemos esquecer
que uma questão importante é a granularidade, ou seja, qual o nível de
especificidade que o projeto deseja chegar. Quanto mais profunda a
taxonomia, mais trabalho para os usuários. Outra premissa fundamental é o
tipo de tecnologia que suportará o projeto."
Mais informações podem ser acessadas aqui: https://gestaodocumental.wordpress.com/2017/04/24/como-precificar-um-projeto-de-taxonomia/
Organização e Administração de Arquivos
Não estou fazendo propaganda, até porque não recebo nada por isto, contudo essas pequenas dicas (o assunto é extenso) ajudam muito o profissional arquivista. Quem se interessar, pode comprar o curso para se aprofundar sobre o tema. A internet também tem muito material disponível. Boa pesquisa!
quinta-feira, 11 de maio de 2017
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Arquivos da Ditadura - Brasília
Plano de atentado do Hezbollah em Brasília. Desconfiança do
envolvimento de padres e bispos católicos com grupos armados.
Investigações que levaram a dezenas de prisões de militantes de esquerda
e de gente inocente em todo o Distrito Federal. Vidas de servidores
públicos, políticos e empresários devassadas. Segredos de parte
importante da história da capital e do país começam a ser desvendados.
Muitos com enredos trágicos, que envolvem crimes comuns, como o consumo
de drogas, a crimes praticados por agentes da ditadura.
Após meio século de sigilo, o Arquivo Público do DF (ArPDF)
permitiu consultas ao acervo da Secretaria de Segurança Pública
(SSP-DF). São quase 100 caixas de documentos com informações de 1963 a
1990, guardadas há mais de 50 anos. Muitos contêm o carimbo
“Confidencial” e os timbres de diversos órgãos de repressão, incluindo o
temido DOI-CODI. São registros das operações realizadas por agentes do
regime comandado por generais, até então mantidos sob sigilo.
Fonte:Correio Braziliense
III Seminário Internacional de Preservação Digital - SINPRED
Brasília, 3 a 5 de maio de 2017
O III Seminário Internacional de Preservação Digital – SINPRED
objetiva promover o intercâmbio de informações e experiências entre os
parceiros e usuários de modo a fortalecer a preservação digital em todas
as regiões do país e da América Latina, difundindo o uso completo de
tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos
serviços oferecidos pela Rede.
Fonte: Ibict
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
Tabela de Temporalidade Para Arquivo Pessoal: Uma Proposta
Luciana Schmidt, Marcio Matias
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo propor uma tabela de
temporalidade como instrumento de suporte na organização de um arquivo
pessoal de pessoas não-públicas. Para isto, foi levantada toda a
tipologia documental normalmente associada a arquivos pessoais de
pessoas não-públicas. Apresenta referencial teórico sobre arquivos
pessoais e tabela de temporalidade. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, aplicada e bibliográfica. Apresenta parte da tabela de
temporalidade proposta para arquivos pessoais. A proposta facilita a
organização, a eliminação segura e a recuperação destes documentos, além
da redução de espaço físico envolvido para armazenamento.
domingo, 15 de janeiro de 2017
Documentos Inéditos Revelam Faceta de Hipnotizador de Sigmund Freud
Tenho
diante de mim uma senhora sob os efeitos da hipnose, por isso posso
continuar escrevendo tranquilamente", afirmava há cem anos Sigmund
Freud, neurologista alemão fundador da psicanálise, em escritos inéditos
que revelam sua faceta de hipnotizador.
Durante dez anos, Freud (Freiberg, 1856 - Londres, 1939) se interessou
pela hipnose e a utilizou em suas consultas, prática que documentou em
relatórios, artigos e cartas reunidos e publicados pela primeira vez de
forma organizada pelo escritor Mikkel Borch-Jacobsen em um livro.
Segundo Jacobsen, esses textos são essenciais para compreender a
gêneses da psicanálise, e demoraram mais de um século para serem
divulgados porque os proprietários dos direitos da obra do austríaco os
consideravam sem importância.
Mais informações podem ser obtidas aqui: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/documentos-ineditos-revelam-faceta-de-hipnotizador-de-sigmund-freud.ghtml
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