Você
arquivista, líder ou coordenador de uma equipe, já se deparou com a elaboração de um projeto?
Imagine-se
numa situação onde se torna necessário unir: mão de obra, custos,
tempo, espaço físico, fornecedores e equipamentos pertinentes à
sua função, aliado a impaciência por resultados positivos de seu
empregador.
A
organização e o planejamento são essenciais para que tudo dê
certo e existem
várias ferramentas e metodologias de acordo para o que se propõe a
fazer.
Um
arquivista não é apenas um mero repositor de documentos, ou mesmo
deva ser passivo diante dos problemas profissionais que surgem. Ele
deve, em tese, conhecer toda a estrutura da instituição para que
suas soluções sejam providenciais às dificuldades expostas.
Contudo, mesmo conhecendo a empresa onde o mesmo trabalha muito bem, como
organizar de maneira eficiente todos os elementos expostos
anteriormente?
Fica
aqui a sugestão para uma Pós Graduação em Gestão de Projetos.
Mas o que é um projeto? “É um conjunto de atividades temporárias,
realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviços ou
um resultado único”1.
É
justamente aí que entra o curso de Gestão de Projetos. Você vai
aprender as formas corretas de aplicação dos conhecimentos, as
habilidades e as técnicas necessárias para que tudo caminhe bem, de
acordo com o esperado.
Eu
diria que é um curso muito importante e estratégico, já que
apresentar um plano de execução, estrategicamente elaborado, com
custos apresentados, tempo estimado, e definição dos atores e suas funções na
execução do projeto, com certeza é um diferencial num mercado tão
concorrido como a gestão de documentos. A eficácia é a medida da
verdade.
A
necessidade do arquivista “passear” por outras áreas de
conhecimento é inevitável, se o seu objetivo for o sucesso
profissional. Sua atualização deve ser constante, já que o mundo
corporativo é muito dinâmico.
A
esfera pública mostra-se mais lenta, devido a morosidade do aparelho
estatal, todavia pode ser um diferencial tornar-se o “lubrificante”
destas engrenagens que parecem estar parando a cada dia.
Imagine
encontrar soluções, antes inimagináveis no setor público para a
gestão de documentos.
Ganha o Estado, ganha o contribuinte, ganha o
cidadão, ganha a democracia.
São
cursos que variam muito de preço, e pouco de conteúdo. Aqui no Rio
de Janeiro por exemplo, temos: Unicarioca,
Fundação Getúlio Vargas.
Fica
aqui a sugestão, eu diria até um bom conselho. No meu ambiente de
trabalho, percebi a dificuldade em organizar tais projetos. Aprender
nunca é demais, por isso escolha o seu curso.
Talvez você não aprenda o necessário, mais sabendo, conhecendo melhor o assunto, fica até mais fácil se especializar mais. Fora o capital social que você adquire, ou seja os contatos, a vitrine em que você se expõe profissionalmente. Boa sorte!
Talvez você não aprenda o necessário, mais sabendo, conhecendo melhor o assunto, fica até mais fácil se especializar mais. Fora o capital social que você adquire, ou seja os contatos, a vitrine em que você se expõe profissionalmente. Boa sorte!
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