domingo, 1 de maio de 2016

São Lourenço e São Longuinho

Você sabia que São Lourenço é padroeiro dos arquivistas? Um amigo tocou neste tema e fui pesquisar sobre este assunto. Ele estava correto e eu errado, já que achei que São Longuinho que era o nosso real padroeiro. Nem todo arquivista é católico (eu sou espírita, por exemplo), e não gosto de misturar religião com ciência, mas a pedidos, descrevo um pouco da vida de cada um. Conheço muito arquivista pedindo ajuda a São Longuinho... Abraços!

São Lourenço - 10 de agosto


São Lourenço foi o primeiro dos sete diáconos da igreja e um dos santos mais venerados pela antiguidade cristã e pela Idade Média.

Essa função fazia dele, depois do papa, (na época era Sisto II), o primeiro responsável pela Igreja. No auge da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice foi preso e conduzido ao martírio e por esta razão concedeu a São Lourenço o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres.

Quando o imperador impôs a Lourenço que entregasse todos os bens de que ouvira falar, este, num ato ousado, reuniu um grupo de indigentes, paupérrimos e os levou diante de Valeriano dizendo: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda a parte".

om tal frase, quis dizer que as almas valiam muito mais que todo o dinheiro, mesmo que ele lhes fosse também necessário. Seu martírio foi escolhido com crueldade maior que sua ousadia: foi assado vivo.

E ainda em meio ao sofrimento encontrou forças para dizer: "Vire-me, que já estou bem assado deste lado." São Lourenço é um exemplo de fé inabalável. Sofreu martírio em 258, na perseguição de Valeriano.

Oração de São Lourenço: Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da Fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a  Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, amém.

São Longuinho - 15 de Março

"Longuinho" foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa "Uma Lança". Por isso, acredita-se que ele tenha sido o soldado que perfurou com uma lança o lado de Jesus, onde brotou sangue e água, como São João afirma em seu Evangelho (Jo 19,34). São Longuinho, como é conhecido, foi provavelmente o soldado que reconheceu Jesus como o "Verdadeiro Filho de Deus", logo após a morte do mestre. Ele é citado pelos evangelistas São Mateus 27,54, São Lucas 23,47 e São Marcos 15,39 no momento da morte de Jesus.

História

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte de Roma, ele vivia nas festas dos romanos. Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Oração a São Longuinho

"Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim dignai-vos interpor em emu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria".

Fonte: http://www.santoprotetor.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário