terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Planner, um substituto gratuito para o MS Project


Uma das formas de tornar o gerenciamento de projetos mais simples em todos os aspectos é o uso de ferramentas específicas. Uma das várias possibilidades é o software MS Project, que possibilita o seu uso em qualquer lugar que se tenha um computador com Windows.

Isso pode ser no seu trabalho, em casa ou mesmo durante suas férias (numa emergência é claro!!). “Com ele, os membros da sua equipe gerenciam tarefas, fazem colaborações, enviam quadro de horários e sinalizam problemas e riscos do projeto.”1

O problema que o MS Project é um software caro, empresas de médio ou pequeno porte talvez não o possuam, ou mesmo na pior hipótese, possuam uma versão pirata do programa. 

Tudo bem, não é culpa sua se isso acontecer, já que é o seu empregador que dá as ordens e paga o seu salário, além de que quando você chegou, o “dito cujo” já estava lá, instalado…

Nada impede de que como um bom arquivista, um formador de opinião, você não possa sugerir algo que elimine custos para sua empresa ou instituição.

Essa matéria é para sugerir um outro software, gratuito, que você poderá baixar do site sem problemas e utilizar como desejar: o Planner.

Planner é um software livre (licenciado sob a GNU General Public License) destinado ao gerenciamento de projetos. 

Esse software implementa algumas das ferramentas indicadas pelo PMBOK como essenciais no processo de gerenciamento de projetos, como: Estrutura Analítica de Projeto (EAP) - Gestão de Escopo; Cronograma - gestão de tempo; Estimativas de Custos - Gestão de Custos; Estrutura Analítica de Recursos (EAR); Determinação de fases do projeto; Gráfico de GANTT; Inserção de restrições.”2

Com ele você pode gerenciar todas as fases do projeto, colocando especificações funcionais e documentos relacionados.

Existe um problema: todas as ferramentas disponíveis no MS Project não serão encontradas no Planner, como sua disposição está diferente, podendo assim confundir o usuário do MS Project. Nada que não possa ser resolvido com boa vontade!!

Este software livre é construído pela comunidade, sem fins lucrativos e tenta preencher uma barreira econômica que dificulta o acesso ao programa pago.

Vale à pena conhecê-lo, não custa nada!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário