quinta-feira, 12 de maio de 2016

Vídeo Institucional da Unirio - 2013

A Unirio  foi a primeira Universidade no Brasil a ter o curso de bacharelado em Arquivologia. Foi também a primeira em ter o curso de Mestrado. Mas onde fica, como são suas instalações? Este vídeo institucional é de 2013, mas pode matar a curiosidade de muita gente!


Ética Profissional do Arquivista: Uma Análise do Código de Ética do CIA

Achei esse vídeo muito legal  no Youtube e compartilho com vocês. É um vídeo de 2012, contudo continua muito atual para possíveis debates.


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Casa Civil Quer E-mails de "Bessias" protegido por 100 anos. Por Quê?

"A Casa Civil decidiu manter em sigilo todos os e-mails que o servidor Jorge Rodrigo Messias recebeu ou enviou nos dias em que antecederam a operação para transformar o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ministro do governo Dilma." Um sigilo de 100 anos...

Eu pergunto: é um segredo de Estado, de segurança nacional? Coloco esse tema aqui para mostrar como é importante a transparência das ações governamentais para efeito de fiscalização e um claro desrespeito a LAI (Lei de Acesso à Informação), mesmo já havendo precedentes da Controladoria Geral da União (CGU) reconhecendo que e-mails funcionais podem ser objeto de pedido de qualquer cidadão.


Fonte: http://oglobo.globo.com/brasil/casa-civil-quer-mails-de-bessias-protegidos-por-100-anos-19273720

LibreOffice para Leigos - Vol II

Eu sou fã e usuário de software livre. Poderia elencar os diversos motivos que me fazem admirar sua filosofia e história, contudo vou me ater a dois tópicos: comunidade e gratuidade.

Uma comunidade, com membros que em sua maioria nem se conhecem, resolveram construir um software que fosse distribuído gratuitamente para vários possíveis usuários. Eles desejam que TODOS TENHAM ACESSO a programas geralmente vendidos, e geralmente caros. Nem todos tem a condição de comprar determinados softwares devido ao preço elevado e com isso deixariam de desempenhar um papel, seja ele profissional, acadêmico ou mesmo no lazer. 

O progresso é PARA TODOS! Não importa a posição econômica ou política! 

Foi construído o LibreOffice, uma suíte de escritório com download gratuito que rivaliza com uma outra muito conhecida, que é obrigatoriamente paga e inacessível para muitos. Eu digo inacessível se levarmos em conta a NÃO UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE PIRATA! Não apoio a comercialização ilegal de produtos, já que no rastro deste comércio negro vem muita coisa ruim junto.

Experimentem o LibreOffice no seu cotidiano e divulguem a ideia. Deixarei aqui dois links: o primeiro para um possível leitura do projeto e download do software e o segundo para um manual simplificado que ensina como utilizar os programas. Saia da sua zona de conforto e permita-se conhecer novos caminhos. Como arquivista, você poderá sugerir a utilização do mesmo em sua empresa, pois lembre-se: o custo é zero!


Link para  conhecer o projeto e fazer o download: https://pt-br.libreoffice.org

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Arquivos ou Centros de Memória? - Ana Maria de Almeida Camargo

O projeto SESC Memórias contribuindo na formação do Arquivista.



Política de Descrição Documental - Viviane Tessitore

Muito bom para enriquecimento profissional. Muito bom trabalho realizado pelo SESC Memórias.


Técnicas e Práticas de Conservação de acervos Fotográficos - Sérgio Burgi

Mais um bom vídeo do SESC Memórias e de interesse para todo Arquivista.


Critérios para Avaliação de Documentos - Ieda Pimenta Bernardes

Mais um vídeo para enriquecer a bagagem do Arquivista com a Ieda Pimenta Bernardes


Dica: Como unir Arquivos PDF

Achei interessante e talvez possa ajudar o arquivista em seus trabalhos profissionais e acadêmicos.


Dica de Blog II: Aluna de Arquivo - Arquivista

Outro Blog bacana que indico é o Aluna de Arquivo - Arquivista. Muitas informações sobre Arquivologia e tem um diferencial: oferece muitas vagas para estágios e empregos. Não coloco uma imagem, porque no momento o blog está em manutenção, contudo o link está logo abaixo.

Dica de Blog: Olhar Arquivístico

Como prometido, deixo aqui, registrado, uma sugestão de um blog muito bem elaborado e que contém muitas informações de interesse arquivístico. O Brasil é muito grande e ter conhecimento de boas fontes de assuntos tão específicos, pode fazer a diferença para a atualização profissional de todos.



Sugestão de Livro: Pesquisando em Arquivos - Celso Castro

Deixo aqui registrado uma sugestão para complementar a biblioteca de todo Arquivista: Pesquisando em Arquivos - Celso Castro - Editora Zahar.


Arquivo Nacional da Índia

Posto aqui um vídeo em inglês com uma pequena introdução sobre o Arquivo Nacional da Índia.
Essa nação é milenar e tem uma história muito rica como também sua cultura. treine seu inglês e boa viagem! O link do respectivo site está logo abaixo.






Vídeo Institucional - Arquivo Nacional

Um pouco sobre o Arquivo Nacional


Arquivos e Democracia - Arquivo Público Estado de São Paulo

Um pouco sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo.


Como Implantar Centros de Documentação

Mais um manual da série Como Fazer elaborado pelo Arquivo do Estado de São Paulo: Como Implantar Centros de Documentação. O link para baixar o manal em PDF está logo abaixo.
Autora: Viviane Tessitori



Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf9.pdf

Dar Nome aos Documentos: da Teoria à Prática


Dar Nome aos Documentos: da Teoria à Prática - Abertura 



Dar Nome aos Documentos: da Teoria à Prática - Apresentação - Ana Maria de Almeida Camargo



Dar Nome aos Documentos: da Teoria à Prática - Conferência - Mesa 1




Dar Nome aos Documentos: da Teoria à Prática - Comentário - Mesa 1 - Parte 1


Dar Nome aos Documentos: da Teoria à Prática - Mesa 2 - Johanna Smit



O Pensamento Vivo da Informação - Olga Pombo

O Pensamento Vivo da Informação - Olga Pombo - Parte 1


O Pensamento Vivo da Informação - Olga Pombo - Parte 2


O Pensamento Vivo da Informação - Olga Pombo - Parte 3




O Pensamento Vivo da Informação - Olga Pombo - Parte 4


Como Fazer Análise Diplomática e Análise Tipológica de Documento de Arquivo

Esses manuais elaborados pelo Arquivo do Estado de São Paulo são muito bons. Deixo o link para baixá-lo em PDF e que você possa arquivá-lo em seu computador para futuras consultas. 
Autora: Heloísa Liberalli Belloto



Leitura Obrigatória na Formação de Todo Arquivista II

Mais dicas!

Arquivologia e Ciência da Informação
Maria Odila Fonseca




Sistema de Arquivos e Controle de Documentos
Gorbea, Garcia-Diaz, Vela


Leitura Obrigatória na Formação de Todo Arquivista


Leitura Obrigatória na Formação de Todo Arquivista!

Arquivos Permanentes - Tratamento Documental
Heloísa Liberalli Bellotto


Arquivo Teoria e Prática
Marilena Leite Paes


Arquivos Modernos - Princípios e Técnicas
T. R. Schellenberg


Arquivo Dinâmico - Proposta

Recebi um e-mail perguntando qual a proposta do Arquivo Dinâmico. Foi-me questionado a ausência de uma postura mais acadêmica, como a de outros blogs da área. Primeiro não conheço muitos blogs com o tema Arquivologia. E os que conheço, postarei aqui os links para que todos tenham ciência dos trabalhos desenvolvidos.

Em relação a proposta deste blog ela é simples: ser dinâmico! Liberdade de temas (com foco na Arquivologia), pragmatismo, concentrar dicas, propor sugestões. Ser mais um canal de comunicação, com leitura fácil e uma "suposta" falta de compromisso. Eu considero a Academia "engessada", talvez seja até necessário que seja desta forma, sei lá. Aqui será uma bate-papo, um ponto de encontro. Bem vindo leitor!! Quem dar sugestões? Anote meu e-mail: mcfaria70@gmail.com .


Programa de Pós-Graduação Em Gestão de Documentos de Arquivo - PPGARQ (Unirio)

Quem deseja uma Pós-Graduação em Arquivologia, deixo aqui informações básicas e os links para a elucidação de dúvidas. É um curso idealizado e construído por pessoas muito competentes e que principalmente desejam que nossa área de conhecimento amadureça e que se enriqueça a construção do profissional Arquivista.


Coordenador do PPGARQ: Prof. Dr. Eliezer Pires da Silva

Secretário: Rodrigo de Resende Pinha
Endereço: Avenida Pasteur 458, Subsolo CCH, Sala 2, CEP 22.290-240
Telefone: (21) 2542-2024
Horário de Atendimento: Segunda à Quinta, das 15:00hs às 19:00hs.

Site: http://www.unirio.br/ppgarq


Arquivo Público do Paraná Digitaliza Documentos Públicos

Arquivo Público de Curitiba digitaliza documentos e facilita acesso da população. Esse é o papel da Arquivologia e de todo Arquivista: promover o acesso aos documentos de interesse público. Parabéns aos envolvidos!


Como Usar o FastFormat Para Escrever Trabalhos Acadêmicos e Monografias

Boa dica para quem está comprometido com estes tipos de trabalho! Deixo aqui o link da página do TechTudo onde li a notícia. Boa sorte!







TechTudo: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/fastform.html

Fotografias Raras do Século XIX Retratam os Últimos Samurais do Japão

Eu adoro fotografias e quando são raras então, minha admiração triplica de forma incrível! A fotografia revela um passado que podemos acessar de forma única. Sutil, espontânea, preparada cuidadosamente para este momento, isso não importa. O que importa é visualizar essa fascinante série produzida no Japão, coloridas a mão que retratam vários samurais entre os anos de 1863 e 1900. Clique no link e boa viagem!!




Fonte: http://notaterapia.com.br/2016/04/19/fascinante-serie-de-fotografias-raras-do-seculo-xix-retratam-os-ultimos-samurais-do-japao/

domingo, 1 de maio de 2016

São Lourenço e São Longuinho

Você sabia que São Lourenço é padroeiro dos arquivistas? Um amigo tocou neste tema e fui pesquisar sobre este assunto. Ele estava correto e eu errado, já que achei que São Longuinho que era o nosso real padroeiro. Nem todo arquivista é católico (eu sou espírita, por exemplo), e não gosto de misturar religião com ciência, mas a pedidos, descrevo um pouco da vida de cada um. Conheço muito arquivista pedindo ajuda a São Longuinho... Abraços!

São Lourenço - 10 de agosto


São Lourenço foi o primeiro dos sete diáconos da igreja e um dos santos mais venerados pela antiguidade cristã e pela Idade Média.

Essa função fazia dele, depois do papa, (na época era Sisto II), o primeiro responsável pela Igreja. No auge da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice foi preso e conduzido ao martírio e por esta razão concedeu a São Lourenço o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres.

Quando o imperador impôs a Lourenço que entregasse todos os bens de que ouvira falar, este, num ato ousado, reuniu um grupo de indigentes, paupérrimos e os levou diante de Valeriano dizendo: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda a parte".

om tal frase, quis dizer que as almas valiam muito mais que todo o dinheiro, mesmo que ele lhes fosse também necessário. Seu martírio foi escolhido com crueldade maior que sua ousadia: foi assado vivo.

E ainda em meio ao sofrimento encontrou forças para dizer: "Vire-me, que já estou bem assado deste lado." São Lourenço é um exemplo de fé inabalável. Sofreu martírio em 258, na perseguição de Valeriano.

Oração de São Lourenço: Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da Fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a  Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, amém.

São Longuinho - 15 de Março

"Longuinho" foi um dos soldados romanos destacados para acompanharem o castigo, a crucificação e a morte de Jesus. Chamava-se, na verdade, Longinus, nome que significa "Uma Lança". Por isso, acredita-se que ele tenha sido o soldado que perfurou com uma lança o lado de Jesus, onde brotou sangue e água, como São João afirma em seu Evangelho (Jo 19,34). São Longuinho, como é conhecido, foi provavelmente o soldado que reconheceu Jesus como o "Verdadeiro Filho de Deus", logo após a morte do mestre. Ele é citado pelos evangelistas São Mateus 27,54, São Lucas 23,47 e São Marcos 15,39 no momento da morte de Jesus.

História

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma antes de ser destacado para servir em Israel. Servindo na corte de Roma, ele vivia nas festas dos romanos. Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Oração a São Longuinho

"Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim dignai-vos interpor em emu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria".

Fonte: http://www.santoprotetor.com/


Uso de Tecnologias Móveis para Ofertas de Informação e Serviços

Eu estava lendo a página do PPGARQ (Unirio) e achei a matéria muito interessante e por isso compartilho aqui com seus devidos créditos. Faz parte do meu objetivo aglutinar fontes e informações para dividir com meus leitores. E achei este assunto muito pertinente. Boa leitura!


Página do Facebook do PPGARQ: https://www.facebook.com/ppgarq.unirio.5?fref=nf

A Arte Esquecida da Memória - Hélio Gurovitz

Quando se fala em memória, se fala em resgate, em acesso a recortes históricos, personagens, comportamentos da sociedade. E na era digital? Compartilho um link do G1, onde Hélio Gurovitz toca neste assunto, não com uma visão arquivística, mas não menos interessante. Boa leitura!!




Arquivo da Catedral de Salamanca

Outra dica rápida sobre arquivos religiosos. Visitem o site que disponibilizo o link, treinem seu espanhol e estimulem sua curiosidade. Boa viagem!!


Arquivos Religiosos

Eu sou apaixonado por documentos. Eles atestam ou descrevem uma ação. São fontes de valor inestimável na construção da identidade de toda uma sociedade. Através deles pode-se tentar reconstruir um passado e assim entendermos o nosso presente. Todo arquivista deveria se atentar para os arquivos religiosos e sua importância. Em determinada época, as igrejas eram os cartórios, bibliotecas e porque não, o próprio Estado! Imaginem a quantidade de documentos que as mesmas devem custodiar! Eu sugiro para os curiosos e pesquisadores que dêem uma olhada neste blog na qual deixo o link e tiro um print para simples visualização. Boa pesquisa!!