domingo, 18 de março de 2018

Você Conhece a Base de Dados Memória da Administração Pública Brasileira?

A base de dados MAPA, integrada ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), é uma ferramenta de consulta que armazena informações sobre a administração pública brasileira do período colonial até nossos dias.
A ferramenta foi desenvolvida para oferecer o retrato de cada cargo, órgão ou entidade da administração central e do Poder Executivo Federal desde a sua criação, contemplando as alterações de denominação e estrutura, bem como a identificação dos seus antecessores e sucessores. A base MAPA possibilita recuperar a trajetória das instituições, acompanhar como determinada função foi concebida como objeto de interesse do Estado ao longo do tempo e reconstituir o quadro político-administrativo em diferentes períodos históricos.

Além de contribuir para o trabalho de gestão de documentos da administração pública federal e para o aprimoramento dos métodos de tratamento dos documentos permanentes, a base MAPA é um importante instrumento de disseminação de informação e de ampliação de serviços prestados ao cidadão, inscrevendo-se no esforço da administração pública federal em conferir transparência às suas ações.
A ferramenta está em constante alimentação e revisão e conta atualmente com mais de dois mil registros, resultado de diferentes projetos realizados a partir de recortes temáticos ou cronológicos.

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