terça-feira, 12 de julho de 2016

Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo

Instituído em 19 de outubro de 1984, por meio do Decreto nº 22.789, o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP representa o conjunto de arquivos e protocolos dos órgãos e entidades da Administração Estadual, funcionando de forma integrada, de acordo com normas e procedimentos técnicos comuns. O órgão central do Sistema é o Arquivo Público do Estado, por meio de seu Departamento de Gestão do SAESP; os órgãos setoriais são as unidades técnicas de arquivo e protocolo de cada órgão ou entidade da Administração Estadual. Poderão também integrar o SAESP - por meio de convênios ou termo de cooperação técnica - os municípios paulistas, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, bem como o Legislativo e Judiciário do Estado.


O SAESP tem como objetivos principais:
I - assegurar a proteção e a preservação dos documentos do Poder Público Estadual, tendo em vista o seu valor administrativo e histórico e os interesses da comunidade;
II - harmonizar as diversas fases da administração dos documentos arquivísticos, atendendo às peculiaridades dos órgãos geradores da documentação;
III - facilitar o acesso ao patrimônio arquivístico público de acordo com as necessidades da comunidade.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/gestao/sistema

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