quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Conferência "O Fundo José Olympio Editora no Arquivo Museu de Literatura Brasileira"


A série quinzenal “Memória e Informação” promove na quarta-feira, dia 16/10, às 14h30, a conferência O fundo José Olympio Editora no Arquivo Museu de Literatura Brasileira que será ministrada por Francisco José Tavares do Nascimento (Fiocruz). A entrada é franca.
:: Ementa
José Olympio Pereira Filho, de origem humilde e com formação fundamental, era um leitor assíduo e atentíssimo, de aguçada visão acerca do universo que o rodeava. Criou a Livraria José Olympio Editora (LJOE) em 29 de novembro de 1931. Como editor José Olympio se lança com a tradução do livro Conhece-te pela psicanálise de Joseph Halph, feita por José Almeida Camargo. No contexto de efervescente nacionalismo dos anos 1930, José Olympio percebe o interesse do público por autores brasileiros e, a partir de novas edições de autores nacionais, a LJOE se torna uma importante difusora da literatura brasileira no século XX. Essa e muitas outras histórias serão abordadas na palestra de Francisco José Tavares do Nascimento.
:: Sobre a palestrante
Bacharel em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas; Arquivista pela UFF; mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UniRio. Atualmente é pesquisador no projeto: Ações para o alcance dos objetivos estratégicos nas áreas de informação e comunicação da vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz

Fonte: Fundação Casa de Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário