domingo, 13 de outubro de 2019

Estão abertas as inscrições para as oficinas técnicas do Arquivo em Cartaz 2019



De 6 a 8 de novembro de 2019, ocorrerão as oficinas de conservação de documentos sonoros (6/11), documentos fotográficos (7/11) e películas cinematográficas (8/11), ministradas por técnicos do Arquivo Nacional (AN). As atividades serão realizadas na sede do AN, no Rio de Janeiro, como parte integrante da programação do 5º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Nas oficinas, com 6 horas de duração, serão realizadas atividades teóricas e práticas.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
 
Conservação de Documentos Sonoros - 6/nov  l  9h às 17h
Instrutores: Cadu Marconi e Clenilson Miranda (Arquivo Nacional)
Ementa: Introdução à conservação de documentos sonoros com atividades teóricas e práticas. Temas abordados: história, manuseio, identificação, acondicionamento, guarda, higienização, pequenos reparos e reformatação de diferentes suportes (discos, fitas magnéticas e CDs).
 
Conservação de Documentos Fotográficos - 7/nov  l  9h às 17h
Instrutora: Cristiane Torrão Pinto (Arquivo Nacional)
Ementa: Noções básicas de conservação de documentos fotográficos com atividades teóricas e práticas. Temas abordados: identificação de processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX; diagnóstico e principais causas de deterioração; acondicionamento de fotografias e negativos fotográficos. Prática de identificação de processos fotográficos e de diagnóstico.
 
Conservação de Películas Cinematográficas - 8/nov  l  9h às 17h
Instrutores: Fátima Taranto e Mauro Domingues (Arquivo Nacional)
Ementa: Noções básicas de conservação de películas com atividades teóricas e práticas. Temas abordados: a estrutura do filme, as emulsões cor e PB, as diferentes bitolas, os tipos de sons, as formas de acondicionamento e os processos de revelação e copiagem. Nas atividades práticas está previsto o manuseio de materiais para identificação, higienização e pequenos reparos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário