sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sugestão de Pós Graduação: Gestão de Projetos.


Você arquivista, líder ou coordenador de uma equipe, já se deparou com a elaboração de um projeto? 
 
Imagine-se numa situação onde se torna necessário unir: mão de obra, custos, tempo, espaço físico, fornecedores e equipamentos pertinentes à sua função, aliado a impaciência por resultados positivos de seu empregador. 
 
A organização e o planejamento são essenciais para que tudo dê certo e existem várias ferramentas e metodologias de acordo para o que se propõe a fazer.

Um arquivista não é apenas um mero repositor de documentos, ou mesmo deva ser passivo diante dos problemas profissionais que surgem. Ele deve, em tese, conhecer toda a estrutura da instituição para que suas soluções sejam providenciais às dificuldades expostas. Contudo, mesmo conhecendo a empresa onde o mesmo trabalha muito bem, como organizar de maneira eficiente todos os elementos expostos anteriormente?

Fica aqui a sugestão para uma Pós Graduação em Gestão de Projetos. Mas o que é um projeto? “É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviços ou um resultado único”1.

É justamente aí que entra o curso de Gestão de Projetos. Você vai aprender as formas corretas de aplicação dos conhecimentos, as habilidades e as técnicas necessárias para que tudo caminhe bem, de acordo com o esperado.
 
Eu diria que é um curso muito importante e estratégico, já que apresentar um plano de execução, estrategicamente elaborado, com custos apresentados, tempo estimado, e definição dos atores e suas funções na execução do projeto, com certeza é um diferencial num mercado tão concorrido como a gestão de documentos. A eficácia é a medida da verdade.

A necessidade do arquivista “passear” por outras áreas de conhecimento é inevitável, se o seu objetivo for o sucesso profissional. Sua atualização deve ser constante, já que o mundo corporativo é muito dinâmico. 
 
A esfera pública mostra-se mais lenta, devido a morosidade do aparelho estatal, todavia pode ser um diferencial tornar-se o “lubrificante” destas engrenagens que parecem estar parando a cada dia. 

Imagine encontrar soluções, antes inimagináveis no setor público para a gestão de documentos. 

Ganha o Estado, ganha o contribuinte, ganha o cidadão, ganha a democracia.

São cursos que variam muito de preço, e pouco de conteúdo. Aqui no Rio de Janeiro por exemplo, temos: Unicarioca, Fundação Getúlio Vargas.

Fica aqui a sugestão, eu diria até um bom conselho. No meu ambiente de trabalho, percebi a dificuldade em organizar tais projetos. Aprender nunca é demais, por isso escolha o seu curso. 

Talvez você não aprenda o necessário, mais sabendo, conhecendo melhor o assunto, fica até mais fácil se especializar mais. Fora o capital social que você adquire, ou seja os contatos, a vitrine em que você se expõe profissionalmente. Boa sorte!

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